Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: Vocês conhecem as algas azuis?
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
As cianobacterias se desenvolveram a uma profundidade IDEAL na coluna dágua: onde era fundo o suficiente para esse tipo de radiação ser ...

As cianobacterias se desenvolveram a uma profundidade IDEAL na coluna dágua: onde era fundo o suficiente para esse tipo de radiação ser absorvida (se me lembro bem, a 1 m de profundidade) e raso o suficiente para que houvesse luz em qualidade.

a água do mar era mais "turva" do que atualmente, pois haviam mais sólidos em suspensão, era como se ela fosse meio barrenta.

com o enriquecimento de oxigenio nos oceanos, e a sua difusao para a atmosfera e a formação da camada de ozônio, foi possivel que novas formas de vida fotossintetica se formassem - as algas. 

aí, a evolucao das algas eu nao me lembro muito bem, mas sei que elas se desenvolveram antes ainda de as plantas surgirem.

Os vegetais de ecossistema terrestre, como os conhecemos, surgiram de adaptações de algas que, ao longo dos processos de seleção natural, foram paulatinamente conseguindo habitar em um ambiente com menos água. Ondas e o spray marinho (chamada maresia) carregavam células para rochedos húmidos e lá, sobreviveram as que tiveram mais capacidade de sofrer menos desidratação.

daí.. com o tempo, surgiram os 'musgos' - chamados cientificamente de briófitas . 

Estes, muito comuns ate hoje em dia, foram os primeiros tipos de plantas terrestres. 

Mas nao sao bem considerados plantas de fato por que não possuem células especializadas no transporte de seiva bruta e de seiva elaborada (os tais chamados de xilema e floema, respectivamente).

QUEM "conseguiu" essa proeza, foram as PTERIDOFITAS. ESSAS sim, são as verdadeiras plantas primitivas e daí seu nome: pteros (primitvos) e fitas (plantas).

EI: lembra que começamos falando das CIANO(azul) FICEAS (Plantas).

As pteridofitas existem tb ate os dias de hoje e sao comumente conhecidas como SAMAMBAIAS!!!

ELAS FORA SIMPLESMENTE FODAS, pois foram elas que colonizaram todo o ecossistema terrestre 'colonizável'.

Esse processo de expansao e colonizacao nos continentes (até entao rochas brutas ou já desgastadas pelos processos de erosao) foi o GRANDE responsável pela retirada de gases atmosfericos, como o gas carbonico, metano , outras formas de nitrogenio etc...

ao final desse processo de milhoes de anos que estamos narrando é que a ATMOSFERA se constitui com as caracteristicas que temos ate´hoje.

A colonização das rochas pelas plantas, criou abrigos para que especies invertebradas marinhas se desenvolvessem (LEMBRANDO QUE é mais fácil explicar evolução de acordo com lamarck, mas o processo é mais complexo, como explicou darwin).

os primeiros animais que estiveram no ecossistema terrestre e rapidamente variando para todos os 'infinitos' tipos conhecidos foram os INSETOS.

´Sendo rápido e resumindo o resto, eles atraíram os peixes ecótonos (que viviam às margens do ambiente, em zonas de transição, húmidas).. daí que surgiram os anfibios. 

da necessidade / possibilidade de viver em ambientes totalmente secos, e da abundancia de alimentos 'lá pra dentro dos continentes', é que os anfibios que nasceram com peles mais ricas em queratina foram dando origem aos répteis.

os repteis tb tiveram seus momentos aureos.. daí que temos os grandes dinossauros e etc...

e dos repteis, surgiram os cujas escamas fossem mais leves, também de um material sintetico e divergiram-se as ultimas 02 linhas evolutivas, que diferenciaram as aves dos mamiferos.

Seguindo a linha de evolução PEIXES --> ANFIBIOS -- >REpteis -->> aves e mamíferos, esses ultimos 02 sao os que mais se distinguem evolutivamente das classes anteriores - poderiamos chamar de salto evolutivo.

DIZEM que os homens vieram do macaco. 

ainda que tenham vindo evolutivamente, eu creio que , nesse processo, houve 'um toque divino'. ou teria sido um sopro??

mas enfim.

surgiram os primeiros conglomerados humanos. Estes eram, a principio, coletores (algo parecido com Adao no jardim do eden). 

mas por conta da 'ciencia, razao e etc', deixaram de ser coletores para ser AGRICOLAS e eis aí o inicio das intervenções humanas na terra.

MUITOS POUCOS animais intervêm no meio ambiente como o ser humano. um deles, de forma "FOFA" e muito interessante, é o castor - que forma represas. 

nao estou lembrando de outro animal que intervenha de proposito no meio ambiente em prol da sua especie... estou cansado tb., mas eu sei que tem e talvez eu lembre... ou pesquise por aí.

e acho tb q está bom por aqui, apesar de eu querer contar mto mais história

Advertisement

 
Top