Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: Asperger como criança
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
Existe uma profunda relação entre minhas obras de ficção científicas e as brincadeiras que eu fazia quando criança. As naves espacia...

Existe uma profunda relação entre minhas obras de ficção científicas e as brincadeiras que eu fazia quando criança.

As naves espaciais descritas no meu romance "Vanglorius", por exemplo, foram todas inspiradas em abajures, lanternas, canetas, fitas k7, prendedores de roupas, tesouras, escovas de cabelo de dentes, embalagens de shampoos, garrafas de refrigerantes, embalagens plásticas em geral, perfuradores de papel, garrafas térmicas, etc, que eram todos objetos que me serviam de brinquedos para eu viver minhas estórias e brincadeiras em meu Mundo Interno de Fantasia, quando eu era criança.

Fios e extensões elétricas se tornavam serpentes espaciais gigantes, caixas, armários, criados-mudos, cinzeiros de cabeça para baixo, televisores, rádios, aparelhos de som, se tornavam prédios monstruosos; antenas internas de televisão, destas que ficavam nos próprios aparelhos e eram telescópicas, viravam canhões laser imensos, cadeiras e mesas viravam montanhas monumentais em planetas exóticos, io-iôs era elevadores, e as próprias mãos, dinossauros. 

Não que eu não tivesse ou não brincasse com brinquedos, mas eu muitas vezes preferia os objetos do dia a dia para brincar do que os brinquedos em si.

O comum de se ver é crianças utilizando apenas brinquedos para brincar, pouco ou nada se interessando pelos objeots o normais do dia a dia e pela mobília da casa como brinquedos, e não costumam corriqueiramente imaginar objetos como naves, carros ,animais, monstros, etc.

Nem costumam brincar com as próprias mãos como se cada uma delas fosse um personagem, interagindo entre si,interpretando teatrinhos, não são coisas que se vê uma criança neurotípica fazer todos os dias.

Eu também gostava de usar folhas grandes de árvores como animais ou monstros voadores, algo também incomum. Me parece que, de certa forma, a criança asperger exercita e expande para objetos da realidade seu Mundo Interior de Fantasia, coisa que crianças neurotípicas não costumam fazer, porque exercitam muito menos seu poder de abstração. 

Eis que pois o senso , o conceito de objeto abstrato, metafórico, é muito mais desenvolvido e treinado na criança asperger do que na neurotípica, que fica de certa forma limitada a seus brinquedos, com suas brincadeiras limitadas a conceitos de regras aplicáveis na Realidade,buscando a similaridade com o Real, o senso comum, a busca pelo plausível, tentando não fugir muito do que realmente poderia acontecer no mundo real, e as regras utilizadas nas brincadeiras tentam imitar ou tem como exemplo, base, as regras sociais universais. 

Já o Mundo Interno de Fantasia da criança Asperger é muito diferente. Aqui não há limites, e não há compromisso com a realidade, o plausível, o concreto,nem com regras sociais. Não há limites, tudo ,por mais absurdo que seja, é possível, e as regras são a vontade da criança, que mudam constantemente de acordo com suas vontades e interesses, elas tem controle total sobre um mundo muito mais vasto e complexo, e tem uma necessidade imperiosa de viver este mundo não apenas na sua mente, mas extrapolar e vivê-la na manipulação de objetos e móveis da realidade, transformando realidade em fantasia!

De certa forma, talvez haja aí um componente emocional de "vencer a realidade com a fantasia",ou uma certa "vingança da fantasia sobre a realidade", no manipular dos objetos, pois está-se usando a realidade como se fosse um brinquedo, manipulando-a onde ela é mais indefesa, ou seja, nos objetos inanimados, que não tem como "reagir". Mas devo enfatizar, no entanto, que tudo isto eu só fazia escondido dos pais, quando não havia ninguém olhando, pois caso alguém me observasse, ficava imediatamente com vergonha e parava.


Acredito que a preferência pela manipulação de objetos de uso doméstico como brinquedos ao invés dos brinquedos propriamente ditos seja um comportamento típico em crianças aspies, mas gostaria por favor que os demais aspies aqui dessem seus depoimentos de como e com o que brincavam quando eram crianças e que os pais de aspies e autistas também dessem seus depoimentos sobre as brincadeiras de seus filhos, se quando crianças eles davam preferência a outros objetos para brincar do que com os brinquedos em si ou não.

Cristiano Camargo

Advertisement

 
Top