Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: Resenha AUTOACEITAÇÃO
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
Um fator que acredito facilitar muito e tornar mais rápida a superação dos Aspergers é a de eles/elas, os/as aspies, terem uma boa relaç...

Um fator que acredito facilitar muito e tornar mais rápida a superação dos Aspergers é a de eles/elas, os/as aspies, terem uma boa relação, uma relação de paz com a Asperger.

Enquanto eles/ elas ficarem se grilando o tempo todo em angústias, se perguntando a si mesmos(as) o tempo todo porque são diferentes, porque nasceram assim, por que as pessoas não os aceitam,desejando ser igual aos outros ou tendo os outros como referência/aspiração,vão bloquear e atrasar o Processo de Amadurecimento Asperger.

Isto porque, se a gente quer ser aceito(a) pelas outras pessoas, primeiro precisamos a aceitar a nós mesmos (as) como somos,a realidade do que somos.

Não podemos ter preconceito de nós mesmos. Quando temos preconceito de nós mesmos, as demais pessoas percebem e, da mesma forma que a pessoa que foge desperta o instinto do predador,quem não se aceita atrai o preconceito das pessoas para si. Mas vejam bem, não me refiro a aceitar a si mesmo(a) no sentido de se conformar, resignar. E sim enfrentar e encarar a realidade de seu Ser.Perceber que a imagem feia, pequena, asqueirosa e vergonhosa de nós mesmos(as) que fazemos nas nossas cabeças é uma imagem falsa, distorcida, e que a realidade é muito mais bela do que pensamos, precisamos perceber que há um tremendo potencial dentro de nós,para sermos nós mesmos, para sermos independentes tanto emocionalmente como financeiramente, sociáveis, autônomos, enfim, bem sucedidos tanto socialmente como na vida e em nossa felicidade.

A Realização só vem com a paz consigo mesmo(a), pois somos, claro, nossos(as) melhores amigo(as) e obviamente que queremos nosso próprio bem. É preciso o despertar desta Consciência, a descoberta do lado bom da Realidade para amadurecermos. Mas não apenas da Realidade exterior, mas a da nossa Realidade Interior também é extremamente importante e tem de vir antes da Exterior, pois só vamos conseguir descobrir o lado bom da Realidade fora de nosso Mundo Interior de Fantasia quando descobrirmos o lado bom de nós mesmos e reconhecermos nossas qualidades e as vitórias já conquistadas no passado. 

Aí poderemos perceber que , na real, gente, a Asperger é uma coisa boa e esta diferença com que nascemos, a recebemos com um propósito: nos fazer bem! Sabem, falando francamente, quando paramos de nos queixar de nós mesmos(as), de nos lamentarmos e passamos a não ligar mais para o que as pessoas dizem ou acham de nós e lutar para realizar o que as pessoas achavam impossível, achavam que seríamos incapazes, aí sim amadurecemos, aí sim nos realizamos, e podemos ser felizes, por que não há como ser feliz na vida sem estar feliz consigo mesmo(a).

Nossos defeitos todos temos, sejamos autistas /aspies ou neurotípicos, mas podem reparar: são sempre os defeitos as coisas que as pessoas primeiro reparam em nós, nunca as qualidades. É fácil reconhecer defeitos, mas qualidades não, qualidades tem de ser provadas! É que, felizmente ou infelizmente, dependendo do ponto de vista de cada um(a), vivemos numa sociedade exigente, que quer nos por 'a prova o tempo todo, e nunca somos reconhecidos de modo duradouro,há sempre um eterno desafio, a vitória nunca é perene, mas contínua, incessante.

Então temos que provar, primeiro para nós mesmos(somos reflexos da Sociedade da qual fazemos parte, queiramos ou não) depois para todos os outros,nosso valor e nossas qualidades. E todos os que se destacam positivamente são e serão sempre reconhecidos e valorizados. E é este o nosso trunfo:já somos diferentes por natureza, já nascemos com ferramentas excelentes para nos destacarmos positivamente diante da sociedade, nos resta nos aceitar, nos darmos bem conosco mesmos(as) e vermos o que temos de bom em nós, e utilizarmos estas ferramentas sabiamente,e quanto mais determinados , quanto mais lutarmos, mais amadureceremos, e quanto mais amadurecermos, mais aceitos e inclusos seremos. 

Não adianta ficarmos apenas exigindo que as pessoas nos aceitem e nos inclua , se não nos ajudarmos a nós mesmos(a) primeiro, não nos aceitarmos e nos incluirmos primeiro,não ajudarmos as pessoas a nos ajudar(a consciência da humildade de que nem tudo na vida podemos realizar sozinhos amadurece tanto aspies como neurotípicos),e se não amadurecermos e lutarmos,não haverá inclusão e aceitação possível. 

Temos de fazer nossa parte também e não ficar esperando e pedindo 'as outras pessoas nos aceitar e incluir passivamente. Há uma relação direta entre Amadurecimento e Inclusão, e é a constatação de nossa evolução, de nossos amadurecimentos que cria a admiração nas pessoas e as atrai para nos aceitar e nos incluir. E por que? 

Porque, mais maduros, as pessoas se identificam mais conosco e nos reconhecem mais,ficamos mais atraentes para sermos aceitos e incluídos, e assim, seremos muito melhor recebidos, recebidos com prazer e alegria. Pois alegria de viver atrai alegria de viver, felicidade atrai felicidade, é algo muito humano, e lindo. Ser feliz consigo, se orgulhar de si mesmo(a), acreditar fervorosamente em si mesmo(a)é o caminho para a realização, a inclusão(que não depende só de nós, claro, mas que fica impossível se não fizermos nossa parte,temos deveres de casa a cumprir..rsss), enfim, a Felicidade !


Então é isto, vamos todos(as) fazer as pazes conosco e com a Asperger,e nos darmos bem com ela,pois só teremos a ganhar !

Advertisement

 
Top