Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: Crises de Fúria em Aspies
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
Essa é uma reação/atitude que o aspie toma como resposta à revolta que sente por não ser compreendido.  Frequentemente as pessoas &qu...
Essa é uma reação/atitude que o aspie toma como resposta à revolta que sente por não ser compreendido. 

Frequentemente as pessoas "passam, interagem, julgam e ofendem" sem se dar o sabor da sensibilidade de compreender as razões internas do aspie.




Assim, a cada vez que uma pessoa o fere por conta dele ser diferente, aumenta-se duas coisas:

a) Baixa auto-estima e 
b) "veracidade" da sua 'estranheza'. "



Esse segundo ítem vai se transformando numa verdade que o próprio aspie não consegue desmentir.



Por que é tão difícil convencer um aspie depresso de que ele tem valor? É porque sua memória lhe diz que ele é uma pessoa estranha, diferente das demais e que, não sabendo o porquê, seus comportamentos naturalmente fazem dele um ser mesquinho, medonho, como o personagem Smiggle, da Trilogia "Senhor dos Anéis.

O aspie não é agressivo. Pelo contrário, é pacato, gente boa, disposto a ajudar, mostrar seu lado bom, voluntário e participativo. Pode se tornar arredio de acordo com os traumas sociais vividos e a forma como não digeriu esses acontecimentos.

Para um aspie ter uma crise de fúria, é por que se está ferindo algo de muito significado e significância atribuída. Sensos de justiça, lealdade, compreensão, idealismo e aceitação o tornam um sonhador de um mundo perfeito e são essas as atribuições que nortearão suas atitudes.

Atentados superficiais contra esses princípios geralmente passam despercebidos mas não duram muito tempo. A memória do aspie é boa e, com o tempo, ele associa as memórias e cria uma imagem mais verídica e concreta acerca das intenções da pessoa que está enganando-o.

Atentados diretos contra esses princípios despertam a 'fúria aspie', transtornando-o ao que podemos chamar de "Gênio Contrário" (termo esse muito usado pela Angelologista Mônica Buonfiglio).

À medida em que o tempo passa, o aspie continua construindo sua própria imagem e 'aquilo que é'. Mas suas impressões não serão baseadas em frases afetivas vindas de parentes próximos. Sim, do que os alheios sempre falam sobre ele.

Assim, construindo essa imagem, composta de "nãos", zombarias, exclusões, "cortes", patadas, o aspie cria de si uma imagem de ser uma aberração, um ser indefinido.

Apelidos e frases depreciativos como: "seu mongol", "seu demente", "seu retardado", e outras mais, vão somando-se uma a uma. 

Exortações e/ou humilhações públicas (como as geralmente provocadas por professores em sala de aula) possuem um potencial de destruição emocional ainda pior, pois o aspie multiplica essa afirmação pelo tanto de colegas que tiver em turma. Se um professor em uma classe de 40 alunos o chama de "burro", é como se ele estivesse ouvindo 40 vezes burro.

Explicando esse ultimo fenômeno, essa supra-fatoração pejorativa acontece porque ele não entende ou não sabe como as pessoas pensam. O aspie acha que as pessoas pensam como ele pensa. Como seu pensamento é baseado em informações que se lhe chegam, ele acha que todas as demais vão de igual modo considerá-lo burro e que não tirarão esse conceito de suas mentes.

É como se houvesse um ad-continuum: "Agora, todos vão me chamar de burro para sempre".

Autor: Pedrim Pescador.

Comentários pela rede acerca:

Mãe GB: Olá.. meu filho tem 12 anos e a maior dificuldade q enfrentamos no nosso convivio é suas explosões de raiva, qdo ele se depara com uma situação q não sabe resolver, se sente pressionado, ou simplesmente qdo é contrariado ou se depara com regras .. pronto .. ele surta !! e sua decepção vem em forma de raiva e manda tudo pros ares.. isso acontece no decorrer de todo o dia.. temos q conversar com ele num tom de voz baixo, amigável e lhe demostrando muito carinho.. caso contrário, entenderá q estamos bravo com ele.. a vezes q ele me chinga por ter falado alto com ele e não entende q por eu estar um pouco distante dele , houve a necessidade de falar mais alto para poder me ouvir.. Nós da família o compreendemos e respeitamos.. mas a sociedade ao nosso redor não.. ele sempre é visto com maus olhos, como uma criança mal educada .. qto eu já ouvi dizer q eu não sei importar regras, q é tudo frescurada da parte dele.. ahhh daí eu viro uma fera!!"
----------------------
Mãe C.C: Meu filhte de 9 anos arrebentou seu chinelo saindo da natação,ele ficou tão triste e colocava em seu rosto como se fosse um ente querido...Daí passaram umas mães e crianças e começaram a rir e o chamaram de tolo....ai pela primeira vez o vi responder...'''MAS ELE È O MEU COMPANHEIR....E È DOS TRANSFORMES,DO BEM....SEUS MONSTROS<MALVADOS E FDP....." nunca havia respondido,gritado com tanta raiva e nem tão pouco falado palavrão...mas uma mistura de raiva com m´goa por n resp seus sentimentos e dor...Saiu correndo pelo clube...me bateu...e falava q a culpa era toda minha..e repetia palavrôes e palavras q n gosto de repertir...mas n fui prudente,tinha q ter deixado quieto...e fiquei tão envergonhada do escandalo e das pessoas olhando q esqueci q ele precisa refletir e de tempo p pensar...mas errei feio....e depois o abracei e pedi desculpa por n respeitar seu momento de dor..e ele falava como eu era uma ótima mãe...aquele dom q só eles tem...foi mt ruim e dificil,mas agradeço a Deus pelo ensinamento q tive!!!!!!!!!!
-----------------------








Advertisement

 
Top