Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: Supra-significação ontológica
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
 O que seria isso?  A "supra-significação ontológica" é uma atribuição de um valor não paupável, atrelado às aspirações e &...

 O que seria isso? 


A "supra-significação ontológica" é uma atribuição de um valor não paupável, atrelado às aspirações e "fantasias" do aspie.

Ou seja, ele vai supervalorizar alguns brinquedos ou objetos (dependendo da idade) que estão relacionados a uma fantasia de que aquele ítem tem algum poder especial, ou está relacionado à algum personagem com quem se identificou, ou lhe remete a alguma situação que lhe fez feliz...

Um exemplo bem legal, foi descrito pela nossa amiga C.C: nos contou que o filho teve uma crise de fúria por ter-se rompido o chinelo que tinha o desenho dos transformers. 


Ele sentiu com a perda do chinelo e ficou-se lamentando no clube, cercado por pessoas que zombaram da atitude dele. 


Ele atribuiu ao chinelo um valor imarcersível, algo como quase que divino. Atribui ao chinelo a própria sensação de ser 'mais forte', de ser melhor, de estar protejido pelos transformers. 

Esse rompimento para nós, aspies, é por demais tribuloso, pois é como se uma parte de nós se desfizesse junto.

Nós precisamos destes ícones. São tão valiosos quanto medalhas de atletas, ou  quanto um ítem de uma coleção de um colecionador.

Diferente de pensar que o objeto pode ser substituído, o aspie pensa que aquele objeto é único, mesmo havendo milhares de réplicas à venda. 

É como se conferisse vida ao objeto, um mesmo valor que uma mãe tem pelo filho.

Como disse, esses objetos passam a ter significados surreais. E se tornam também importante para a constituição do "eu" psicológico do aspie.


Não são tudo, mas são colunas de sustentação dos nossos próprios "eus".

Sua perda, é um sofrimento. Demora sempre uns dias, para que se desligue do objeto.

Vou dar um exemplo extremo: se você tem um filho aspie, e na sua familia tem um cachorro que eu nao gosto dele, vindo a falecero cãozinho, seu filho não vai se abalar emocionalmente. 

Mas, eu tendo uma cochinha do mar, que ele achou linda e que parece com a do desenho "bob esponja" e ele a quer perto de si e, se você se desfizer da conchinha, o seu filho vai 'desabar': pois atribuiu significado pessoal àquela concha.

Mas o cachorro, tadinho, sofreu, teve um tumor, você gastou dinheiro, tempo, estress para cuidar do animal...

Pro aspie , isso nao valeu de nada, embora seja algo que ele faria racionalmente também em prol do que gosta.


Veja que o seu filho aspie faria de tudo para encontrar a conchinha perdida, mas nem se importaria em ver o cachorro morto.

Autor: "Pedrim Pescador"

Advertisement

 
Top