Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: Génio da Matemática: Menino de 12 anos quer superar Einstein e pode ganhar Nobel da Física
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
Um estudante norte-americano de 12 anos pretende criar uma versão "mais elaborada" da Teoria da Relatividade, de Albert Einstei...

Um estudante norte-americano de 12 anos pretende criar uma versão "mais elaborada" da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. 


Segundo o jornal Diário de Notícias, Jacob Barnett tem QI de 170 pontos, mais 10 que os 160 do criador da fórmula E=mc2, e cativou a atenção de professores universitários dos Estados Unidos pela sua rara inteligência.

Jacob Barnett teve uma infância diferente dos demais colegas de escola. O menino de 12 anos, nascido no Estado de Indiana, EUA, tem aulas de astrofísica regularmente desde os oito anos, sofre da síndrome de Asperger, uma variação do autismo, e sempre se interessou por cálculos complexos de álgebra e pelo desenvolvimento de novos modelos para o estudo de trigonometria e geometria variáveis. Questões difíceis até para adultos.
Kristine Barnett, mãe do menino, não sabia, no início, se as conversas do filho sobre física e matemática eram disparates ou se a criança se tratava de um génio. Ela que nunca foi grande coisa a matemática tal como o resto da família, resolveu gravar um vídeo e enviou para professores da prestigiada Universidade de Princeton, Nova Jérsia, que ficaram impressionados com a inteligência do miúdo.
No seu projecto mais ambicioso, Jacob pretende criar uma versão "mais elaborada" da Teoria da Relatividade, que substitui os conceitos independentes de espaço e tempo pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. Einstein tinha 26 anos quando publicou a sua teoria, sintetizada na fórmula E=mc2.
Ainda de acordo com o Jornal de Notícias, os professores da Universidade de Indiana estão a prepara-lo para uma tese de doutoramento dado o avanço dos seus estudos.
Jacob está no caminho certo para criar "algo completamente novo", avançou o Instituto de Estudos Avançados de Princeton, casa de génios como Albert Einstein, John von Neumann e Kurt Gödel.
"Estou impressionado com o interesse de Jacob em física e a quantidade de coisas que já aprendeu até agora. A teoria em que está a trabalhar envolve alguns dos problemas mais complicados de física teórica e da astrofísica", observou o professor de astrofísica Scott Tremaine, num e-mail endereçado à família Barnett.
Segundo Scott Tremaine "qualquer um que resolva o problema em que Jacob está a trabalhar é candidato a ganhar um prémio Nobel".

Advertisement

 
Top