Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: 4º Congresso Internacional de Dislexia e 4º Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
O IV Congresso Internacional de Dislexia e IV Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: D esafios P...
O IV Congresso Internacional de Dislexia e IV Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: Desafios Psicoeducacionais, organizado pela Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP-Marilia – São Paulo, da Universidade Federal do Rio Janeiro – UFRJ-Rio de Janeiro – RJ e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – Belo Horizonte – BH, 

propõe discussão e apresentação de trabalhos científicos e vivências por profissionais da área da saúde e educação para tratar de questões referentes às situações de ensino-aprendizagem de escolares com transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção.




A falta de critério para diagnóstico de crianças com problemas de aprendizagem tem levado ao rótulo de dislexia. Na próxima quinta-feira (9) a Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília abre dois eventos para discutir pesquisas científicas e vivências com profissionais da área de saúde e educação e tratar questões referentes às situações de ensino-aprendizagem.
A fonoaudióloga Simone Capellini, profª dra. do Departamento de Fonoaudiologia e dos programas de pós-graduação em Educação e Fonoaudiologia da Unesp Marília explica que o 4º Congresso Internacional de Dislexia e o 4º Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção, que acontece de 9 a 11 no Quality Sun Valley, trará palestras e conferências com participação de professores e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Itália, além de oficinas que discutirão estratégias para serem aplicadas em situações de sala de aula, ortografia, compreensão de texto e matemática. Tudo voltado para situações com escolares com transtornos de aprendizagem e da atenção.
O congresso surgiu da parceria da Unesp Marília com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, a partir da preocupação dos fonoaudiólogos em saber quem é realmente esta criança que apresenta estas dificuldades de aprendizagem.
Simone Capelini fala na criação de espaço para discutir pesquisas que o grupo tem dentro da rede e a proposta inicial era um evento regional, mas já na primeira edição houve a participação de vários estados brasileiros e com isto a fusão para o congresso internacional com trabalhos que tenham impacto na escolarização.
A fonoaudióloga destaca que o grande número de crianças com problemas de aprendizagem tem a ver com a diretriz da metodologia de alfabetização que está muito atrasada no Brasil e que embora tenham havido avanços desde a implantação das mudanças na década de 90 foram deixadas de lado as metodologias mais tradicionais - que são a base do sistema linguístico. Alerta ainda que é preciso um diagnóstico preciso para saber se a criança apresenta apenas uma defasagem de aprendizagem ou TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou a dislexia.
Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas no site

Advertisement

 
Top