Pedrim Pescador Pedrim Pescador Author
Title: Depoimento: 134 amigos e nenhum amigo
Author: Pedrim Pescador
Rating 5 of 5 Des:
Apanhei esta história, da qual faço aqui uma tradução livre ou adaptação, num artigo na net. Alex, uma criança inglesa com dez anos de i...
Apanhei esta história, da qual faço aqui uma tradução livre ou adaptação, num artigo na net.
Alex, uma criança inglesa com dez anos de idade, comenta com entusiasmo e exactidão o facto de ter 134 amigos na escola...
Alex não brinca com os outros meninos no recreio ou à saída da escola, mas preocupa-se em aprender os seus nomes para juntar à sua extensa colecção de palavras.

Depois de elaborar a lista, Alex, entusiasmado, inicia um laborioso trabalho de classificação, distribuindo os nomes dos seus 134 amigos por 26 categorias, tantas quantas as letras do alfabeto inglês. Todos os meninos cujos nomes começam pela letra A formam a categoria de amigos do grupo A e assim sucessivamente. No final, Alex mostra-se decepcionado por não ter conseguido mais do que um menino para a categoria correspondente à letra Z.

Esta história fez-me lembrar uma outra, passada comigo e com um reputado neuropediatra da nossa praça – o nome não interessa para aqui – ao qual eu, delicadamente, há dois anos atrás, aventei a possibilidade de o meu filho poder sofrer de Síndrome de Asperger, embora ele não o tivesse diagnosticado – o que faz toda a diferença. E aventei a hipótese, com base em mais de vinte características que identifiquei, após uma psicóloga me ter alertado para a existência dessa Síndrome, a que se seguiram várias e compulsivas leituras. Encabeçava a lista o facto de o meu filho não ter amigos. Seguiu-se, então, este edificante diálogo, comigo e com o meu filho:

Pergunta ele ao meu filho:
- Então não tens amigos lá na escola?
O meu filho:
– Tenho. Tenho o A, o B, o C, o D…»

Ele para mim:
- Vê como ele tem amigos!

Eu para ele:
– Então se tem amigos, o sr. dr. pergunte-lhe quantos é que foram à casa dele e à casa de quantos é que ele já foi e ainda a quantas festas de anos ele já foi. 

Poupo-vos o resto do diálogo. Aliás, apenas abordámos mais uma característica, pois o dito cujo clínico, escudando-se no facto de aquela ser uma consulta extraordinária e de não ter mais tempo «arquivou» a lista no processo, assinando-a e datando-a. Nunca mais falou nela à minha mulher.

Já agora importa dizer que mais ou menos dois anos depois escreveu numa declaração médica: «sofre de perturbação de défice de empatia compatível com Síndrome de Asperger».

Fonte: http://fromplanetasperger.blogspot.com.br/2006_03_01_archive.html

Advertisement

 
Top