Pedrim Pescador Pedrim Pescador Author
Title: Teorias ASPERGERS: "A vida por trás das JANELAS E CORTINAS."
Author: Pedrim Pescador
Rating 5 of 5 Des:
"A vida por trás das JANELAS E CORTINAS." E se eu disser que minha mente é um lugar com forma? Sim. Minha mente passa 80% ...
"A vida por trás das JANELAS E CORTINAS."


E se eu disser que minha mente é um lugar com forma?


Sim. Minha mente passa 80% do seu tempo sendo um quarto, ou escritório, ou laboratório, dependendo dos processos que estou investigando.


Minha mente pode possuir todas as formas, existir em todos os tempos e espaços do infinito - hahahah!



Mas mais importante do que o que eu estou pensando, é POR QUANTO TEMPO ME ABSTRAIO NISSO e quanto tempo da minha vida eu passo mais 'em coma' do que disperto.

A sensação que tenho e já compartilhei dela com amigos e sei de outros que sentem isso também, e é muito fácil sair da realidade para o "MUNDO INTERNO DA FANTASIA", chamado de MIF, termo esse criado pelo nosso amigo asperger Cristiano Camargo;

Estamos sempre com nosso eu consciente proximo da janela dos olhos, e daki podemos contemplar o mundo lá fora.

Pode acontecer 3 coisas:
A) Olhar pela janela com ela TOTALMENTE ABERTA: é quando nosso foco está de fato na realidade, estamos processando as informações e podemos corresponder interativamente.

B) Olhar pela janela, com os VIDROS FECHADOS: é quando nosso foco não está tão no que acontece no mundo. Pode ser quando consultamos nossa memória, ou olhamos rapidinho pra 'dentro', pra responder a alguma "questao automatica "; vemos a realidade e vemos dentro;

C)Sair da janela, com os vidros fechados e CORTINAS BAIXADAS: é quando fechamos o contato para a realidade, podendo durar um minuto, uma explicação do professor, uma longa viagem de ônibus. Esse é o momento crucial da dificuldade de aprendizagem, pois já perdemos o interesse pelo que passa lá fora e mais do que isso, não queremos que estímulos externos atrapalhem nossas ideias - não estamos dormindo, e sim, trabalhando em nosso escritorio virtual.

***********************************
Desafios para os professores: A educação inclusiva do asperger deve ser ATRAENTE E DESAFIADORA.

Deve ser como um baú de descobertas, como um sonho a ser realizado, como a realização de uma fantasia interna de "rumo ao infinito"!

MOTIVAÇÃO e bom ânimo não devem faltar para um aluno assim, ainda mais se o ambiente familiar do mesmo estiver mau estruturado.

O ambiente escolar também é decisivo para que o ASPERGER crie vínculos positivos que lhe farão desenvolver, ou crie desvínculos, que lhe farão rejeitar a situação em que estão (mesmo que não possam reagir) e se fecharão para a realidade, com um 'simples abaixar de cortina'.

CURIOSIDADE, DESAFIO, SONHO, AMBIÇÃO e RECOMPENSA devem estar nos princípios das estratégias formuladas.

PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO, INTERATIVIDADE, PREOCUPAÇÃO COM O BEM ESTAR HOLISTICO são os princípios de relacionamento entre os professores e os aspergers.

Espero que tenham gostado!


Boa sorte amigos professores!
Texto de Pedrim Pescador.

Advertisement

 
Top