Pedrim Pescador Pedrim Pescador Author
Title: Habilidades extraordinárias
Author: Pedrim Pescador
Rating 5 of 5 Des:
As pessoas com síndrome de Asperger podem ser confundidas como gênios por causa de suas habilidades extraordinárias em determinadas áreas....
As pessoas com síndrome de Asperger podem ser confundidas como gênios por causa de suas habilidades extraordinárias em determinadas áreas. O raciocínio lógico acima da média e a linguagem eloquente chamam a atenção

A Teoria da Relatividade e o Princípio da Gravitação Universal podem ser considerados duas das maiores contribuições de pessoas com síndrome de Asperger. Segundo pesquisadores britânicos, os gênios Albert Einstein e Isaac Newton sofriam do transtorno. A maioria dos portadores da síndrome de Asperger possui habilidades extraordinárias e se destacam em determinada área de estudos.



De acordo com o psicólogo Alexandre Costa e Silva, muitos se destacam nos campo científico, tecnológico ou artístico. ``Alguns chegam a ser considerados gênios e superdotados``, afirma. Eles restringem seu campo de interesse e se dão bem em determinado assunto, mas tem grandes dificuldades com a interação social. Isso porque enquanto a maioria utiliza parte de sua energia para as relações sociais, as pessoas com síndrome de Asperger depositam para o conhecimento. ``Entretanto, as pessoas com síndrome de Asperger não se dão bem em todas as disciplinas, podendo ser excelentes em algumas áreas e fracassarem em outras``, atenta.

Após uma pesquisa minuciosa sobre a personalidade, a biografia e as contribuições de Eisntein e Newton, cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de Oxford detectaram que eles eram portadores da Síndrome de Asperger - mesmo que em vida nunca tenham sido diagnosticados como tal.

Aos 26 anos, Einstein formulou a Teoria da Relatividade. Ainda criança, Einstein costumava repetir a mesma frase durante horas e estava sempre sozinho. Mais tarde, na Universidade de Princeton, possuía uma rotina curiosa. Todos os dias, ele saia para passear com o matemático Kurt Gobel, depois de se telefonarem pontualmente às 11 horas.

No caso de Isaac Newton, ele costumava falar pouco e esquecia de comer, tamanho era seu envolvimento com o trabalho. Aos 23 anos, quando começou a desvendar a Lei da Gravidade, Newton era conhecido por ser um sujeito distante e com acessos de mau humor. Os registros apontam que desde a infância, quando ele se apaixonava por um tema, fazia com tanta intensidade que passava longos períodos de solidão para estudá-lo. (Viviane Gonçalves)

PARA SABER MAIS
Livro
> Autista com muito orgulho, Cristiano Camargo, 2012.
> Olhe nos meus olhos (Look me in the eye). Autor: John Elder Robinson. Preço médio: R$ 40. O livro é uma tocante e bem-humorada narrativa de alguém que cresceu com a síndrome de Asperger, numa época em que esse diagnóstico não existia. Desde a infância, Robinson tinha dificuldades em relacionar-se com outras pessoas. Na adolescência, os problemas se agravaram. Especialista em efeitos especiais, ele chegou a trabalhar com as bandas Kiss e Pink Floyd. Foi só quando tinha 40 anos que um atento terapeuta fez o diagnóstico de Robinson. A compreensão de sua síndrome transformou a maneira como Robinson se via e como via o mundo. O livro é considerado um best-seller.

Filme
> Loucos de amor (Mozart and the Whale). Elenco: Josh Hartnett, Radha Mitchell, Gary Cole, Allen Evangelista e Sheila Kelley. Diretor: Petter Naess. O filme conta a história de Donald Morton e Isabelle Sorenson. Ambos sofrem da síndrome de Asperger. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto, ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.

Grupo de apoio
> Fundação Casa da Esperança. Contato: 3278 3160 ou 8873 4306. Endereço: rua Francílio Dourado, 11 - Luciano Cavalcante. A casa atente pessoas com transtorno do espectro de autismo, que inclui a síndrome de Asperger. Através de uma política de inclusão, cerca de 400 famílias são atendidas diariamente. A Casa da Esperança oferece atividades e oficinas em artes plásticas, pintura, música, informática e serviço ambulatorial.


Fonte da Reportagem:
Fonte da Imagem:
http://1.bp.blogspot.com/-nwAVifNNQXM/T5dET9BLHJI/AAAAAAAAATA/yF1zNv98ySU/s1600/406096_118669678251562_100003255927697_100293_907960766_n.jpg

Advertisement

 
Top