Pedrim Pescador Pedrim Pescador Author
Title: Teorias ASPERGERS: Dúvidas e Bloqueios
Author: Pedrim Pescador
Rating 5 of 5 Des:
E a teoria da RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE PLÁSTICA. Para compreendermos essa teoria, é necessário considerar a forma com que o asperger co...

E a teoria da RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE PLÁSTICA.

Para compreendermos essa teoria, é necessário considerar a forma com que o asperger constrói sua visão sobre a realidade. Diferente das pessoas neurotípicas, cujas percepções do mundo material condicionam seu cérebro à realidade, o asperger possui uma capacidade de criar um mundo próprio,
construído pelas informações que tem sobre o mundo real mas facilmente remodelado pela falta de conhecimento sobre aquilo.


Esse mundo próprio pode receber influencias de desenhos animados, contos, e informações que chegam à criança, sendo fundamental o acompanhamento dos pais na formação do "caráter intelectual" e como ela vê o mundo e toda a sociedade.

De qualquer forma, esse mundo próprio, chamado de Mundo Interno da Fantasia, MIF (Camargo, 2012) é muito influenciador na criação de novas concepções e na formulação de outras. 

Enquanto os neurotípicos resolvem situações práticas sendo simples, os aspergers tendem a ser mecanizados, inventando modos e formas de realizar as coisas, muita das vezes relacionados com a sua fantasia interior. Quanto aos esquizofrênicos, não distinguem os processos mentais dos reais, reagindo às 'perturbações da mente' com movimentos (bruscos ou não), fala em voz alta etc., vivem seus delírios.  

Os aspergers possuem esse mundo fantasioso, mas estão 'livres' para focar a atenção na realidade e distinguir os dois. Ainda assim, o MIF é construído por valores racionais, de conhecimento.
Como MIF é recombinante, plástico, moldável, a reconstrução da realidade permite muitas possibilidades e causa muitas dúvidas: é o que dá sede aos aspergers de se informarem sobre os assuntos.


O tempo passa, digamos que ninguém suspeite de nada, mas a pessoa continua com um interesse investigativo grande. Antes de sofrer buling ou represálias, ou perante pessoas que ele considera confiáveis, prefere versar sobre aquilo que lhe é de interesse específico (IE) com o objetivo de meramente falar ou de poder receber informações.

A tendência a se isolar atrapalha o asperger no aprendizado das habilidades sociais. Como pensa por imagens, precisa construir a imagem certa de 'como fazer' em situações sociais, e quando não sabe, fica a se perguntar o que deveria fazer. Não encontrando dentro de si as respostas, como facilmente encontra para outras dúvidas, se sente frustrado.


Com o tempo, de frustração em frustração, as imagens negativas vão se somando e tomando cada vez mais consistência e ocorre a configuração de uma realidade triste e impossível de se lhe dar, principalmente quando o asperger sofre revés por ter cometido um erro.

Aspergers são detalhistas, perfeccionistas, querem acertar em tudo. Errar, ainda mais no assunto relações sociais, gera um circulo-vicioso de: Como tentar? + Não tenho informações = frustração.
E nesse momento, a mente do asperger vira sua própria inimiga: quando a viva imagem do eu consciente se torna um ser desprezível, mesquinho, medonho.

A solidão e a tristeza se tornam uma constante. Um profundo poço de depressão e a redundância da falta de valores e sentidos. É quando a mente se desintegra, quando o tempo se torna infinito e nada muda. Pra tudo se perde a vontade, a desilusão é grande. Não com os outros, mas consigo mesmo.

O asperger pensa: "Sou tão bom pra tantas coisas, mas não sou bom em manter amigos", ou "Ninguém me entende", "Ninguém gosta de mim", "Não gosto de viver".

Isto é, apesar de amar suas próprias criações, e de uma hora pra outra poder levantar seu astral e estima, caso receba elogios.

Mas enquanto dúvidas e mais dúvidas sobre o sentido das coisas e da existência da vida persistir, o asperger ficará "cego" e impedido de compreender novas possibilidades. Se for um asperger que criou seu próprio estilo, e dificilmente sofre influência das pessoas e das tendências sociais,  negligenciará que lá fora as pessoas estão indo à luta! Ou se vão à luta, vão 'obrigados'. A vida é um fardo.

Como resolver o dilema dos aspergers? Como sanar suas dúvidas, e seus maus conceitos a seu respeito? Como fazê-lo se amar e desejar viver? Mais do que isso, como reinseri-lo nos ambientes sociais, sem medo de 'ser feliz'?

O asperger treinado ou habilitado socialmente está com a faca e o queijo na mão. Mesmo que as comorbidades perpetuem.

Existe pior comorbidade que o MEDO e a "PARALISIA" em relação a situações desconfortáveis? Existem piores consequências do que viver sob tensão, cobrança e críticas?

Mas eu não quero te deixar sozinho, quero te apresentar uma solução. Ela é simples, apesar do nome: se chama Reposicionamento Global.

Nossa, o que é isso?

É um processo de aprendizado que visa resolver todas as duvidas do asperger, ou dar-lhe a segurança de saber onde pesquisar, caso precise se aperfeiçoar. À medida em que se dedica ao estudo e à informação, compreende quem é a sua pessoa e o ambiente* em que está inserido, reconstruindo seus paradigmas e podendo se sentir mais aliviado.

O alivio e a tranquilidade virão quando o asperger estiver situado em um ambiente tranquilo e confiável, onde possa se relacionar com as pessoas, realizar seus sonhos, se sentir valorizado tanto pelas pessoas quanto por si mesmo.

Possuir e manter contato com pessoas neurotípicas os ajudarão a compreender formas simples de ser, sem exagero, sem afobação e ansiedade, como se fosse tudo "para ontem".

Para os aspergers que ainda possuem dificuldade, grupos de pessoas intelectuais é uma boa alternativa de socialização, bem como participar de cursos, atividades acadêmicas e excursões de turismo, bem como a leitura de romances e ficções.

ASPERGER:
A) Como está o seu ambiente externo? Quarto, casa, escola/emprego, amigos?
B) Como está seu ambiente interno? O que você pensa de si e do futuro?

___________________

Conheça 04 ambientes:
A) O ambiente físico: desde o universo, às moléculas de DNA, evolução, surgimento do homem, evolução das sociedades e estágio planetário atual; seu corpo e coordenação motora;
B) O ambiente social: os laços e relações construídas entre as pessoas e quais as consequências do convívio social.
C) O ambiente psíquico: quem é, valores próprios, conflitos, dificuldades e habilidades;
D) O ambiente espiritual: Teísmo ou Ateísmo? Monoteísmo ou Politeísmo?

Boa pesquisa e boa sorte!
_____________________

Autor: Pedrim Pescador.

Advertisement

 
Top