Diversidade Asperger Diversidade Asperger Author
Title: O TEA - e as cores do espectro
Author: Diversidade Asperger
Rating 5 of 5 Des:
' Mais que um simples diagnóstico, é a constatação da condição de uma criança que precisa ser ajudada e de sua família, que precisa ...

'Mais que um simples diagnóstico, é a constatação da condição de uma criança que precisa ser ajudada e de sua família, que precisa ser capacitada, para saber lidar com a situação da melhor maneira

Assim, é possível iniciar os trabalhos e todo um processo de vida para que venham as primeiras conquistas, sempre superando as dificuldades e abrindo, a cada passo, um mar de novas possibilidades. 

Por esta via, criamos as condições para promover o aprendizado da criança, para que ela possa se apropriar dos conhecimentos e poder se aventurar na vida. 

Você, mãe e pai, serão as pessoas mais importante nesse processo. Por isso, estude, informe-se, atente-se, observe. Busque compreender como a sua criança se comporta, age, enfim, como ele ou ela "funciona". 

Com certeza a tarefa não será fácil, é preciso muita paciência e tolerância para enfrentar o dia-a-dia. Mas, cada pequena conquista trará a força que precisamos para seguir adiante. Ajude o médico do seu filho, observando e registrando cada pequeno detalhe dessa longa jornada.

Você, pai e mãe, serão os primeiros mediadores entre o seu filho e a família, a escola e a sociedade Por isso, lutar pelos seus direitos e buscar as informações que nos habilitam para cuidá-los são atitudes muito importantes. Busque ajuda quando se sentirem sem forças.

Conversem com outras mães, organizem-se, busquem parcerias e saibam: "os governantes não farão se não forem pressionados". Isso é fato. Por isso, as primeiras iniciativas devem partir de nós mesmos. 

Entenda que o ambiente e o seu esforço podem tornar "possível" aquilo que era tido como "impossível". Busque profissionais que topem este desafio: o importante é que todos nós doemos o melhor que podemos oferecer. 

Avalie todo o processo, faça parceria com a escola, com os coordenadores, encontre um "personal amigo", pois este será uma peça importante no processo de socialização dentro da escola. 

Traga todos para dentro de sua casa, não espere pelo convite e iniciativa dos outros. Faça você mesmo aquela festinha que ele não é convidado, os amigos que ele não consegue fazer, e assim por diante. 

O tempo passa rápido demais. Encontre no seu filho as suas habilidades escondidas, pois será através delas que ele irá se destacar, criar autoconfiança, até o momento em que, aos poucos, você vai saindo de cena ao passo que ele adquire autonomia. 

Não importa até onde você vai, o que importa é que fez o melhor que pôde. O primeiro profissional que atendeu o meu filho me disse para estimulá-lo uns 20 minutos por dia e cuidar da minha vida. Sou muito grata a ele porque me fez buscar desesperadamente por mais e mais coisas que eu posso fazer. 

E digo que até hoje continuo nesse caminho, amando incondicionalmente, enfrentando com ele as crises, a exclusão, as comorbidades e comemorando as conquistas. A fala demorou pra vir, mas hoje ele pode cantar e me encantar...

A paixão pela música o levou até a Universidade.

Hoje seu foco são os estudos,produção e gravação de seus trabalhos.


 Escrito por Ines Amalia C C  mãe do jovem Bruno Caruzo, cantor, autista. 


Obs: grifos nossos.

Advertisement

 
Top