Ocorreu na manhã do dia 05/12/2014, no auditório da Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES, a palestra ministrada pela Dra. Bartira Ribeiro de Castro:"A distinção do Autismo" e promovida pela Secretaria de Assistência Social.
A palesta foi precedida por uma breve apresentação musical e a declamação de uma frase de Charles Chaplin pelo nosso amigo que é autista, italiano radicado no Brasil, Rudy Maccari.
A palestrante dividiu sua oportunidade em dois momentos: um teórico e um bate-papo aberto/tira-dúvidas.
Na primeira parte, contou sobre a história do autismo, citando os primeiros pesquisadores, as primeiras definições e a evolução destas pesquisas e conceitos aos atuais, prescritos no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais da Associação Norte-Americana de Psiquiatria.
Fez algumas citações de autobiografias autísticas, em especial a nossa colega Temple Grandin. Citou alguns projetos de inclusão e de pesquisa: "Cuca Legal" e o "Pipa e Rabiola", respectivamente. Citou também algumas das características do autismo, entre as quais: a solidão, a imutabilidade das coisas, a autossuficiência e capacidade de entreter-se com o mesmo objeto por períodos prolongados de tempo.
A dra Bartira Ribeiro frisou que autismo não é doença. Sim, uma manifestação da diversidade.
Durante a segunda parte da palesta, educadores, profissionais da saúde e pais se com perguntas que geraram debates abertos e que centraram-se principalmente nas "rotulagens", nas medicações, e nos desafios pedagógicos para o desenvolvimento de cada autista.
O debate foi acalorado e pudemos perceber que além de não haver consenso sobre "o que fazer" e "como fazer" para se obter êxito no desenvolvimento e independência dos portadores do transtorno do espectro autista, há ainda um despreparo global da sociedade para lidar com eles.
A coordenadora do evento, srta Joana, finalizou a oportunidade afirmando que em breve reuniões serão realizadas com o intuito de perpetuar a conscientização da sociedade e traçar diretrizes para que o Município de Vila Velha seja cada vez mais inclusivo e receptivo à diversidade ( lol =D <3 ) !!